terça-feira, abril 10, 2012

O Benfica e o Futuro

Adoro futebol.
Vibro com as jogadas individuais, os golos, a força de um colectivo a dar a volta a um jogo, festejo as vitórias e fico aborrecido quando o meu clube perde.
Hoje, o meu clube, o Sport Lisboa e Benfica, perdeu um jogo. Hoje o meu clube praticamente perdeu a luta pelo campeonato. Hoje, o FC Porto arrisca-se a vencer um campeonato com o treinador menos capaz dos últimos 25 anos.
Um dos motivos de orgulho em ser Benfiquista é a forma como abordamos positivamente o futebol, queremos que a nossa equipa ganhe, que jogue bem, que conquiste títulos e sobretudo não nos preocupamos muito com os outros.
Como bom benfiquista que sou, não vou perder tempo a comentar as arbitragens que prejudicam o Benfica, nem as suas causas, vou ser bem comportado e exigente, e dizer o que acho que temos de fazer para a próxima época.

1- Está na hora de trazer um novo treinador para a Luz. O Jorge Jesus é um excelente treinador que elevou o Benfica a outro patamar, mas que em jogos decisivos nas últimas épocas "inventa", e sai normalmente a perder.  A sua teimosia em casos como o de Emerson e a dificuldade em encaixar as derrotas, demonstram uma falta de humildade cega que retira ao nosso treinador o discernimento e o pragmatismo necessário para gerir o plantel. Já agora, era bom ter um treinador que não receba comissões dos jogadores que vêm para o clube.  

2- Está na hora de ficarmos com os jogadores que querem jogar no Benfica. Além do Luisão (será que este ano é diferente, depois da renovação até 2016?), sabe-se que há mais 1 ou 2 jogadores que pretendem sair do clube. Saber fazer retenção para obter maior rentabilidade num negócio é importante, até ao momento que cria desmotivação no jogador e prejudica o seu rendimento.
Só faz falta quem quiser estar!

3- Está na hora de deixarmos de ser as virgens ofendidas. Como adepto, adoro futebol, mas não sou ingénuo. O Benfica perde há muito tempo nos bastidores aquilo que conquista no campo, e há muito caminho a fazer para proteger os interesses do Benfica. Mais do que assumir a verdade e transparência desportiva no discurso, é essencial propor acções concretas e agregar outros clubes das 2 ligas a este projecto. No futebol, como na política, a melhor defesa é o ataque, vamos atacar o problema!

4- Está na hora de perceber se o Benfica assume ou não a ruptura com a Olivedesportos. O discurso vigente diz que vai acontecer. A experiência do passado mostra que não é bem assim. não percebo como é que estas declarações do Presidente da Liga não foram manchete nos jornais todos, de tal forma que até a resposta a esta notícia pouco importante teve mais relevo.
De facto, não consigo perceber qual é a relação entre Joaquim e António Oliveira, a Olivedesportos, e o FC Porto....
Ironias á parte, fico muito inquieto sempre que vejo que estes senhores também têm uma participação qualificada na Benfica SAD.
Como benfiquista pergunto: Afinal de que lado é que está o Benfica?
Como adepto, tenho que dar alguma razão ao Luís Cirilo, que esta situação é muito sombria!


Sem comentários: