segunda-feira, julho 23, 2012

Os Livros da minha vida (Parte 1)




Querido Blog.


Os livros fazem parte da minha vida.
Nasci no seio de uma família a eles dedicada, desde 1957, editando livros científicos em português, recusando o facilitismo das traduções de gurus internacionais, e apostando em autores portugueses.
Nasci numa família dedicada ao conhecimento, cresci a fazer perguntas, umas em tom curioso, outras em forma de desafio.
O amor aos livros, a dedicação ao conhecimento, foram das melhores mensagens que os meus pais me transmitiram, desde pequeno. 

Querido blog, esta rubrica é dedicada aos meus pais.



Os livros e bandas desenhadas foram a melhor forma de "calar" as perguntas incessantes do puto refilão, curioso, sobre tudo o que via. Cedo os meus pais me explicaram que aqueles objectos misteriosos continham as respostas para os maiores mistérios, os mapas para os os mundos mais fantásticos, e as chaves para o imaginário do nosso "eu" profundo, onde somos só nós, puros, livres de pensar e respirar pensamentos...
Li muitos livros e bandas desenhadas, mas há 4 colecções que ainda guardo religiosamente.


A colecção história júnior foi para mim uma forma linda de conhecer um pouco da história do mundo. Quando vi o primeiro ainda mal sabia ler, e a vontade de perceber o que diziam nos balões brancos aquelas pessoas que estavam dentro do livro foi para mim uma grande motivação, e com a ajuda da minha tia Ester rapidamente dominei a língua de Camões, e depois a matemática.
As aventuras lusitanas, as grandes invenções e os grandes líderes dominaram o meu imaginário. Ainda hoje o fazem...



Os meus livros do Asterix e C&A,Tintins e Lucky Lukes foram os meus tesouros preciosos durante muito tempo. Lia-os a correr, memorizava tudo e guardava para não se estragarem. Os meus pais contam-me que me ria sozinho na sala a ler estes "livrinhos". Ao menos estava quieto uns 10 minutos. 

Mas quem nunca se emocionou a ler, não sabe o que é "entrar" num livro. Um livro não se lê verdadeiramente, respira-se, vive-se. 


Quando respiras um livro ele passa a fazer parte de ti.




Sem comentários: